Skip to content
Aplicativo Doxtor

Grátis - Na Google Play

O combate ao câncer começa na prevenção

05/04/2021

Compartilhe

Você sabia que apenas entre 5 e 10% dos casos de câncer ocorrem por um fator hereditário?

Os outros 90% aparecem de maneira esporádica, seja por mutações genéticas ou por fatores externos e hábitos. Isso mostra a importância de adotar um estilo de vida mais saudável e saber quais são os fatores de risco e as principais formas de se prevenir contra o câncer.

É preciso não só tratar o câncer, mas também conscientizar as pessoas a preveni-lo. Fala-se sobre o rastreamento e diagnóstico precoce e pouco sobre a prevenção, ou seja, focamos não doença e não prevenção dela. O combate ao câncer, sempre começa na prevenção.

É preciso orientar as pessoas para um estilo de vida mais saudável, que, segundo estudos, podem contribuir com a diminuição do risco de câncer em 40%.

A prevenção nada mais é do que a adoção de uma alimentação saudável, a manutenção do peso, o controle do estresse e a prática regular de atividades físicas. Pouco se fala sobre esses pontos com relação à prevenção ao câncer, sendo essa a forma mais eficaz de prevenção à doença.

Além dessas medidas básicas, para o caso de câncer de colo de útero, também é obrigatório a vacinação contra o HPV, que é o principal fator de risco para esse tipo de tumor.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, que ouviu 1.500 pessoas em todo o país, mostrou que metade dessas pessoas não fazem exercício físico e uma em cada quatro não vê a obesidade como problema relacionado ao câncer.

As pessoas sabem da importância dessa medida, mas não relacionam elas ao câncer e resistem a mudar o estilo de vida. Por isso, é extremamente importante investir em prevenção e campanhas de conscientização.

Nós, do Doxtor, estamos ativos na conscientização da prevenção ao câncer, estamos cientes do nosso papel na disseminação dessas medidas, principalmente entre as mulheres, pois são elas que geralmente propagam aos filhos um estilo de via saudável.

Hoje, a maioria das crianças tem uma dieta rica em alimentos industrializados e uma vida sedentária, inclusive, a obesidade já é muito frequente no público infantil.

+ Leia também: A telemedicina existirá no novo normal?

Dicas para a prevenção ao câncer

Veja abaixo algumas dicas sobre prevenção, adote-as e passe para as outras pessoas:

Não fume!
Essa é uma regra de ouro na prevenção ao câncer, principalmente o de pulmão. Quando você fuma, são liberadas mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não-fumantes.

Tenha uma alimentação saudável
A ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, pode prevenir o câncer.

Mantenha o peso

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. É importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e realizar atividade física.

Pratique atividades físicas
Qualquer tipo de atividade física ajuda, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, já contribui com a prevenção ao câncer.

Vacine-se contra o HPV

A vacinação contra o HPV nas meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 13 anos é fundamental, e está disponível no SUS.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas
O hábito de ingerir bebidas alcóolicas contribui para o risco de câncer.

Passe a ideia para frente, o combate ao câncer, começa na prevenção!

Siga-nos nas redes sociais

Facebook Instagram

Clique e conheça um novo modelo de organização do setor médico

Celular
Google Play
App Store